quarta-feira, 9 de maio de 2012

"Sbrisolona" - Uma torta gostosinha pra acompanhar o café !

 

Essa torta é na verdade um grande biscoito de amêndoas para ser partido com as mãos e comido aos pedaços.

É um doce tradicional do norte da Itália, originário de Mantova

Seu nome, Sbrisolona, significa "esmigalhona ou esmigalhada", por causa da sua deliciosa textura.

 

 

Torta Sbrisolona  

 

Ingredientes:

· 200g farinha de trigo

· 110g açúcar

· pitada de sal

· 125g de amêndoas sem pele, finamente trituradas

· 25g de amêndoas inteiras

· 100g manteiga sem sal, temperatura ambiente, cortada em pedacinhos

· 1 gema

· 1 colher de chá de essência de amêndoas ou licor de amêndoas

 

 

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200°. Unte com manteiga uma forma de torta de fundo removível, de 20cm.

 

Numa vasilha grande, misture a farinha, o açúcar, o sal e as amêndoas trituradas. Junte a manteiga e a gema e misture com as pontas dos dedos, sem amassar, até toda a farinha ficar úmida e ficar com aparência de uma farofa grossa.

 

Distribua essa farofa na forma untada, sem apertar. Coloque as amêndoas inteiras sobre a massa.

 

Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos, até dourar ligeiramente as bordas. Reduza a temperatura para 170° e deixe assar até ficar bem dourado e seco.

 

Espere esfriar e desenforme.

 

A minha ficou assim:

Adorei !!!!

Chef Rita Lobo na TV: Cozinha Prática !

 Foto do blog: BeeCake
 
Adoro a Rita Lobo...
 
Desde que conheci o site Panelinha (www.panelinha.com.br) com receitas práticas, ilustradas e bem explicadinhas, comecei a "frequentar" mais a cozinha.
 
E depois de lançar seu livro "Panelinha: receitas que funcionam" ela continua inovando e agora está na TV, com o programa "Cozinha Prática" no canal GNT.
São receitas práticas, dicas simples e comidinhas saborosas, todas apresentadas com muito humor e simpatia, diretamente da casa dela.
 
Eu confesso que sou mega fã da bancada dela... que pia ! ... que tudo !!! rsrsr
Até acompanhei pelo YouTube a reforma da cozinha dela ! E só babava.... rsrs
 
Gravo todos os programas pra não perder nenhum sequer ! E ontem assistindo em casa com o maridão, vimos a receita de Piadina, um pão fácil e que é preparado na frigideira, e foi servido com um recheio Caprese.
 
O Maridinho esperto, assistiu comigo e na noite de ontem fez a Saladinha Caprese do mesmo modo que a Rita Lobo apresentou no programa !
Ah, gente ! Achei tão bonitinho !!!! rsrs
 
                     Caprese montada, no capricho...
 
                                  Caprese com o molho...
 
Os molhos que ela ensinou são mega práticos e ficam sensacionais !
 
O toque da mestra
 
Ela ensinou que um bom molhinho de salada, é feito com 3 partes de azeite para uma parte de ácido (vinagre balsâmico, Limão ou vinagre normal), sal e pimenta do reino moida na hora e mais algum ingrediente que vc goste ( pode ser alho, mostarda ou ervas...)
 
Eu fiz um com azeite honesto, vinagre balsâmico e - pra chocar - um dente de alho espremido. Sal e pimenta do reino, coloquei no copinho de requeijão, tampei e chacoalhei bastante !
Fica cremoso !!!! Lindo e gostoso de mais !!!!
 
Meu molho, baseado no que a Rita ensinou...
 
Gente... vai lá, dá uma olhadinha no programa que vale muuuuuuito a pena !
 
Receitinhas deste episódio do Programa Cozinha Prática:
 
Pão Piadina
 
Para a piadina normal:

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
1 ½ colher (chá) de sal 
1 colher (chá) de fermento em pó 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 xícara (chá) de leite 

Para a piadina integral:

Ingredientes:
Use 1½  xícara (chá) de farinha branca e 1½  xícara (chá) de farinha integral
1 ½ colher (chá) de sal 
1 colher (chá) de fermento em pó 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 ¼ xícara (chá) de leite

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por 3 minutos, no máximo. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Se não quiser fazer todos os pedaços, congele a massa restante, antes de abrir, já em porções embrulhadas em filme. Cubra a massa que será usada com um pano de prato úmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado. 

Confira cinco opções de salada caprese

Coloque uma frigideira antiaderente, ou chapa grande de ferro, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão ou com uma garrafa de vinho, até ficar com cerca de 20cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, após cerca de 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos, furando com o garfo. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.
 

azeite aromatizado com alho

Rita Lobo ensina como preparar azeite aromatizado. Para variar os sabores, use também outros ingredientes, como com pimenta dedo-de-moça, alecrim, manjericão e outras ervas. A receita rende 250ml de azeite e o tempo de preparo é de 15 minutos:

Ingredientes:
250ml de azeite
2 dentes de alho 

Modo de preparo:
Coloque uma panela pequena para aquecer em fogo alto e, em seguida, despeje o azeite. Deixe esquentar até começar a ferver, quando aparecem algumas bolinhas no fundo da panela. Descasque os dentes de alho. Desligue o fogo e adicione os dentes de alho. Espere esfriar. Transfira para a garrafa de vidro. Depois de uma semana, está pronto para servir.

salada caprese com rúcula para rechear a piadina

Dura apenas 15 minutos o tempo de preparo da salada caprese com rúcula que vai acompanhar a piadina. A receita rende seis porções:

Ingredientes:

3 mussarelas de búfala grandes
12 folhas de manjericão
3 tomates maduros
1 maço pequeno de rúcula
1 colher (sopa) de vinagre
Azeite de oliva (a gosto)
sal (a gosto)

Modo de preparo:
Lave as folhas de rúcula e de manjericão sob água corrente e deixe de molho numa tigela com água e vinagre por uns 10 minutos. Em seguida, nada de ir logo escorrendo a água. Retire as folhas da tigela – as "sujeirinhas" ficam no fundo. Seque as folhas, se puder, na centrífuga. Lave e seque os tomates. Em uma tábua, corte a mussarela em fatias de 0,5cm. Corte também os tomates em fatias de 0,5cm. Transfira para uma travessa, formando uma escama, alterando as rodelas de tomate com as de muçarela. Salpique com as folhas de manjericão e sirva com as folhas de rúcula.
Dá uma olhadinha e incremente o seu jantar de hj a noite !!!!