sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Nas paradas de sucesso: Minha Quiche de Alho Poró !

 
Dias destes me encantei com uma receita de quiche de Alho Poró no site Panelinha da Rita Lobo.
Parecia tão facil que resolvi me aventurar!
 
Ficou tão gostoso e fez tanto sucesso na minha página do Facebook, que resolvi colocar aqui a receita no detalhe pra que todas as amigas que pediram a receita, possam fazer e ahhazar !!!! rsrs
 
Quiche de Alho Poró da Dedéa
 

 

MASSA

 

Ingredientes:

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

100 g / 1/2 tablete de manteiga

1 ovo

1/2 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de água fria

 

Modo de Preparo:

Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Adicione mais farinha se ela ficar muito mole, mas lembre-se que ela deve ficar macia, não muito seca. Modele uma bola com a massa e reserve. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (20 cm de diâmetro) com a massa.

Vá abrindo com as mãos e lembre-se de fazer uma lateral alta para que receba o recheio líquido. Leve a fôrma forrada com a massa à geladeira e comece a preparar o recheio. (isso fará com que a massa fique crocante…)

 

 

 

RECHEIO

 

Ingredientes:

2 alhos-porós

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de azeite

4 ovos

400 ml de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) cebolinha picada

sal

pimenta do reino

Meu Segredo

noz-moscada a gosto

 

Modo de Preparo:

Com uma faca afiada, corte os alhos-porós em rodelas finas. Lave bem, escorra e deixe secar. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, acrescente as rodelas de alho-poró e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione os temperos e mexa por mais 3 minutos. Tempere com um pouquinho de sal, pimenta do reino e o meu segredo e salpique com a cebolinha picada. Desligue o fogo e reserve.  

 

 

Pré aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela, junte o creme de leite fresco e os ovos e misture bem com um fouet até ficar homogêneo. Tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada. Retire a fôrma com a massa da geladeira. Distribua as rodelas de alho-poró na fôrma para que todo o fundo fique coberto. Em seguida, despeje a mistura de ovos com creme de leite sobre o alho-poró.

 

 

Salpique com o queijo parmesão. Leve a fôrma ao forno pré aquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície da quiche fique dourada.

 

 

Fica divina, saborosa e macia !!! 

 

 

E o melhor: depois de assada e fria, dá pra congelar, tanto a grande quanto a pequena.

 

 

É só descongelar na geladeira e depois aquecer no forno !

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Azeite temperado: Vai bem com tuuuuuudo !!!!!

Eu adoro azeite... Português então, sou apaixonada !!!! rsrs
 
Mas tem horas que variar o sabor, inovar, realçar é a melhor pedida. Pensando nisso, me coloquei na frente destes dois itens e pensei: o que é mesmo que eu posso colocar aqui ????
 
 
Juntei ao azeite, o sal marinho que comprei em Figueira da Foz - Portugal (forte, saboroso, grosso) e juntei 6 dentes de alho espremido, pimenta calabreza porreta, pimenta do reino moída na hora e um pouquinho de Meu Segredo.
 
 
Sentindo-me uma bruxa, mexi com uma coher e já salivei com o delicioso cheirinho que subia do pote... Pensei comigo: isso vai ficar booooommm....
 
Deixei duas semanas fechadinho no pote de vidro, guardado no fundo do armário pra esquecer mesmo que ele existia.
 
Hoje, uso ele em diversas ocasiões: saladas, pra temperar uma maionese de legumes, pra colocar na sopa, pra misturar no queijinho cottage ou na coalhada pra temperar, ou simplesmente para realçar algum prato !
(até em cima do arroz branco fica gostoso!!! rsrs)
 
 
Agora vivo querendo renovar meus azeites !!!! Ficou super saboroso e marcante, por causa da pimenta calabreza, né ?

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mundo dos Confitados: Tomates Confitados...

 
Procurando por receitas inovadoras, saborosas e fáceis de fazer, me deparei com o Tomate Confitado ou como alguns podem carinhosamente chamar de Tomate Confit.
 
Sempre achei lindo, delicioso, mas pensava que dava um trabaaaaaaaaaalho pra fazer e nunca imaginei o quanto era fácil !
 
Foi então que peguei uma receita e me joguei no confitado !!!
 
 
TOMATES CONFITADOS
 
Ingredientes:
 
1 kilo de tomates cereja
500 ml de azeite (honesto!)
10 dentes de alho inteiros
3 raminhos de alecrim fresco
uma pitada de açúcar
1/2 colher (chá) de vinagre balsâmico
Sal marinho / Sal grosso
Pimenta do Reino
 
Modo de fazer:
 
Preaqueça o forno em 80º graus. A temperatura tem que ser baixinha assim por que os tomates vão ficar por um bom tempo no forno e o ideial não é cozinhar rapido demais !
 
Corte os tomatinhos no sentido do comprimento e em um refratário, tempere com o sal, a pimenta do reino, a pitada de açúcar e o vinagre balsâmico. Junte os dentes de alho (eu descasquei...) o alecrim (coloque somente as folhinhas) e regue com o azeite. O perfume deste mistura toda já fica sensacional !!!!
 
Leve ao forno e ele ficará por cerca de 90 minutos. (temperatura baixa, hein!)
Desligue o forno e deixe os tomates lá dentro, esfriando...
 
 
Coloque em um pote de vidro e mantenha na geladeira até acabar. E vai ser rápido, viu ???? rsrsr
 
Olha como ficam lindos !!!!
 
 
E como eu presentei algumas amigas com esta iguaria, algumas delas me perguntaram com o que comer, porque não faziam ideia de como servir !
 
Uma das opções é servir com uma massa, que assim que estiver cozida, escorra e rapidinho sirva a massa. É só colocar este azeite com os tomatinhos sobre a massa e salpicar aquele parmesão pomposo...
Pronto ! Tá feito o estrago !!!! rsrsr
 
 
Outra opção é servir este tomatinho com uma bolota de mussarela de bufala, ou aquela "Burrata" molhinha como entrada, com torradinhas...
 
Vou fazer e tirar uma foto e postar aqui pra vcs !
 
Adorei este tomatinho ! Virei fã !!!