sexta-feira, 8 de abril de 2011

Deu crepe !!!

Em uma noite quente, fomos jantar com nossos amigos que estavam de férias conosco em Juquehy, no Santa Maré - uma casa especializada em crepes doces e salgados, dos mesmos donos do Badauê, que fica bem em frente. O local é simples e pequeno, mas confortável e faz crepes bem gostosos e com uma saladinha como acompanhamento. Várias chapas de crepe aquecem aidna mais a parte de dentro do restaurante...
... e os crepes não são tão pequenos assim.... Este é de queijo com tomate e orégano, vulgo - PIZZA !
E este era o meu: frango desfiado, com brócolis e queijo. Teria catupiry, mas eu não curto muito e pedi pra trocar por queijo mesmo... rsrs


é... bem recheadinho.


O preço é equivalente ao dos restaurantes de SP, ou seja, meio carinho.... Mas como tudo na praia, não é mesmo ?


Santa Mareé Creperia

Av. Mãe Bernarda - Juquehy - SP

quarta-feira, 6 de abril de 2011

E por falar em jantar japonês... PARTE II

Eu acho que quando nós mulheres, nos metemos numa "empreitada", adoramos a companhia e a cumplicidade dos nossos companheiros. Tê-los envolvidos então, é a glória ! Foi isso que aconteceu comigo na idealização e realização deste blog e foi o que eu ví, no jantar japonês que a Luciana e o Bruno fizeram em Juquehy. Claro que o interesse maior é degustar o jantar, mas o Bruno não fez o curso de comida japonesa que a Lu fez, mas participou mais que ativamente da preparação do jantar. A Lu merece os parabéns mas o Bruno tbm merece ! Queridos, vcs são únicos !!!!
Casal em ação !!! rsrs
Aqui a precisão do sashimi do Bruno... ... repare na concentração dele... Lu também mostrou muita técnica fazendo um hot-roll ... DIVINO !!! Primeiro preparou recheando... ... passando a massinha para empanar e fritar... ... fritou..... ... olha que bonito que ficou fritinho !!! Com eles fritos, foi só cortar... ... e olha só que lindos eles ficaram !!! E deliciosos também..... A super Lu também preparou o shimeji na manteiga... ... sempre cozinhando no fogo baixo.... ... com tudo à mão pra facilitar e não estragar a receita... ... e la colocou um segredinho que deu um tchan e enalteceu o sabor do shimeji: um pouco de sakê culinário... ... gente..... ficou bom demais !!! Adorei a dica do sakê e vou incorporar nas minhas próximas preparações lá em casa !!! E a danadinha ainda preparou caipirinhas de sakê com frutas... Tinha de lichia, morango, kiwi... Foi um verdadeiro banquete nipônico !!! Saca só a mesa: barquinhos e travessas tradicionais japonesas para servir, copinhos para o sakê, hashis.... Tudo lindo e bem cuidado ! O sogrão da Lu aprovou e adorou o jantar... e não foi só ele não !!! Como o Edison e a sogrinha da Lu não comem peixe cru, eles curtiram uma massinha caprichada.... mas que eu juro pra vcs que este jantar da Lu e do Bru estava mil vezes melhor que qualquer restaurante, ah isso eu juro juradinho !!!!! rsrs Parabéns Lu e Bru e que "tudo mais" que vcs fizerem seja assim: juntos e com amor ! Beijos e obrigada pelo jantar maravilhosooooooooo !!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

E por falar em Jantar Japonês... PARTE I













Fomos convidados para participar de um jantar japonês que nossos vizinhos em Juquehy estavam organizando: a Luciana e o Bruno. "Ruxiana" como chamei-a naquela noite, deu o maior show de técnica, paciência e habilidade na execução de todos os pratos do jantar. E o sushiman "Buruno San" mandou mega bem no sashimi...









Vamos aos fatos: com a paciência nipônica de Luciana e a desenvoltura oriental de Bruno com as facas mega afiadas, tudo é preparado com antecedência e algumas etapas.



Confesso que eu não botava muita fé neste jantar (Perdão, LU !!! rsrs) e já tinha separado a massa do Édison, que não come nada de peixe.



A Lu fez um curso no SENAC de Comida Japonesa e estava mega preparada: facas mega afiadas, redinhas de bambu, paninhos descartáveis, tudo, mas tudo mesmo !



Ela começou a preparar tudo com muita antecedência: longas fatias de pepino, salmão marinando, temperinhos picados...


Quando ela começou a fazer eu pedi pra tirar as fotos... E adorei todo o ritual da preparação e agora sim eu entendo porque a comida japonesa é cara: DÁ UM TRABAAAAAALHO !!!



Primeiro ela empanou a pele do salmão pra fazer o SKIN...



... depois, fritou e reservou.


E cortou em tirinhas, próximo da hora de montar.

Este arroz é preparado de forma diferente do tradicional, com açúcar e vinagre e fica deliciodo. O troque é mantê-lo sempre úmido, enroladinho em um pano úmido.


Este é o "mis en place" da Lu, tudo prontinho pra montar os pratos:


A "Ruxiana" com a mão na massa... (parecia uma japonesa de verdade!)



Aqui ela fez um dos enrolados, este com o arroz por fora da alga e recheado....

Firmeza na medida certa e boa mão na hora de enrolar...



Olha que uniforme e lindo que ficou !


Agora precisa só cortar... Mas tbm não é fácil ! Não ficou demais ??? Vcs precisavam ter provado, isso sim !!! rsrs



Este outro era de alga por fora e arroz por dentro... colocando os recheios...


...salmão fritinho e cortado, pepino, maionese...

E protno: enrolado e cortado com esmero !

Este que ela fez eu nunca tinha comido, mas amei !!! Os pepinos ficaram em uma assadeira com um poquinho de sal pra dar uma leve amolecida e temperada...

Depois ela pega uma bolinha de arroz e enrola a fatia de pepino...

.. .e vira um copinho prontinho pra receber a cobertura.....


... cobertura capricada de peixe branco temperadinho ! A combinação ficou sensacional !!!



Aqui, Ruxiana com sua paciência nipônica em execução !


Neste outro "rolinho" a "Ru" pegou as tirinhas de salmão (sim, fatias de salmão cru!) e enrolou nas bolinhas de arroz, pra fazer aqueles "tubinhos para receber o recheio...

E olha só como ficam lindinhos prontos !! Vcs não imaginam como ficou saboroso...
Como estava muito calor, manusear o peixe ficava cada vez mais complicado, então a shushiwoman Ruxina tratou de agilizar a produção com uma habilidade nipônica !


Ainda tem muita coisa pra mostrar pra vcs deste jantar... mas em um post só não dá !!!

No próximo post tem mais um pouquinho deste jantar, tá ?

domingo, 3 de abril de 2011

Aperitivo versátil !

O Sr. Duílio, pai da minha amiga Luciana, levou pra praia um aperitivo caprichado: uma linguiçinha blumenau, pra comer com pão temperadinha com azeite e uma pimentinha vermelha cortadinha. Aproveitando uma das viagens do Édison ao Sul do Brasil, pedi e ele comprou em Santa Catarina a famosa linguiça Blumenau e trouxe pra fazermos a receitinha deste aperitivo. Eu fiz !
Tirei a pele da linguiça e em um potinho fui desmanchando e esmagando com o garfo.

... adicionei cebola bem picadinha...

... misturei bem...

... adicionei azeite do bom.....

... não é pra encharcar de azeite, mas ela fica molhadinha....

... não coloquei a pimenta que o Sr. Duílio colocou, mas acrescentei uma cebolinha picada e um pouquinho de pimenta do reino branca moída na hora...

Ficou muito bom !!!

Mas a do Sr. Duílio ficou melhor, viu ???? E eu achei esta linguiça versátil pois já fiz um sandubinha com esta linguicinha temperada e coloquei rodela de tomate e folhas de alface e também coloquei um pouco na salada verde, servida junto com as folhas, tomate e quadrados de batata cozida. Coisa boa !