terça-feira, 27 de julho de 2010

Pepinos ou... Cornichons ?

Eu adoro conservas... apesar de darem um bom trabalho para ficarem prontas ! rsrs
Nunca soube fazer direitinho, mas aprendi e mostro pra vcs...
Conservas em geral, dependem praticamente do tempo, pra que dê certo.
A bandeja destes aqui saiu por $7,50 - o kilo.
Esse tipo de pepino, na verdade não é pepino. O gherkin (palavra inglo-hindu para cornichons) embora seja da mesma espécie que o pepino, pertence a um cultivo diferente, que deve ser colhido com o tamanho de 4 à 8 cm evitando assim que o fruto fique amargo com o amadurecimento.

Na França, o termo cornichon ainda é utilizado no vocabulário familiar pra designar um homem estúpido. Lá os cornichons são classicamente consumidos com pâtés e carnes defumadas/embutidos, enquanto em outros países (leia-se EUA) fazem parte de lanches e acompanham peixes e saladas.

Cornichons em conserva
Ingredientes:
400 gr de cornichons
1 e 1/2 colher de sopa de sal refinado
1oo ml de água
250 ml de vinagre branco de vinho ou arroz
15 gr de sal
20 gr de açúcar
1-2 cravos
10 grãos de pimenta do reino
1 dente de alho inteiro descascado
1 folha de louro
Opcional: (não utilizei)
folhas de estragão
grãos de mostarda
Tomilho
Modo de fazer:
Lave bem os cornichons, deixe em solução esterilizante (hipoclorito de sódio). Enxágüe bem e escorra o excesso de água. Com auxílio de uma colher, raspe os “espinhos” de cada cornichon. Apare as extremidades com uma faca pequena. Disponha-os em um recipiente e coloque 1 e 1/2 colher de sal. Misture. Reserve por 24 horas em local fresco, coberto com um pano limpo.
Despreze o líquido que se formou, e lave os pepinos muito bem, em água corrente. Deixe de molho em água limpa por 30 minutos. Escorra e enxugue cada um dos cornichons muito bem com um pano. Em uma panela, junte a água, vinagre, sal (15 gr) e açúcar leve ao fogo alto até quase ferver. Reserve até que esfrie completamente. Esterilize um vidro com tampa fervendo em água por 5 minutos. Reserve e seque. Disponha os cornichons, alho, louro, cravo, e a pimenta do reino (e outros temperos caso queira) no vidro esterilizado, cubra tudo com a mistura de vinagre. Reserve em local escuro por no mínimo 45 dias antes de consumir.

Agora é só servir ! Eu adoro colocar na sopa, na salada, servir como aperitivo ou acompanhamento.... Delícia !

Informações obtidas no blog Think Food.

Nenhum comentário:

Postar um comentário