Blog com avaliações de bares e restaurantes, baseados no ponto de vista da autora. Dicas de lugares para visitar, receitas e muuuuuito mais !
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
"Buraco Quente" versão Finger Food...
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Ben & Jerry's Ice Cream na Torre de Belém em Lisboa !
Pizzaria Freijó em Juquehy !
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Eu quero o verdadeiro Pastel de Belém, "isxfaisfavori"! (Lisboa - Portugal)
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Nas paradas de sucesso: Minha Quiche de Alho Poró !
MASSA
Ingredientes:
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g / 1/2 tablete de manteiga
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de água fria
Modo de Preparo:
Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Adicione mais farinha se ela ficar muito mole, mas lembre-se que ela deve ficar macia, não muito seca. Modele uma bola com a massa e reserve. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (20 cm de diâmetro) com a massa.
Vá abrindo com as mãos e lembre-se de fazer uma lateral alta para que receba o recheio líquido. Leve a fôrma forrada com a massa à geladeira e comece a preparar o recheio. (isso fará com que a massa fique crocante…)
RECHEIO
Ingredientes:
2 alhos-porós
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de azeite
4 ovos
400 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) cebolinha picada
sal
pimenta do reino
Meu Segredo
noz-moscada a gosto
Modo de Preparo:
Com uma faca afiada, corte os alhos-porós em rodelas finas. Lave bem, escorra e deixe secar. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, acrescente as rodelas de alho-poró e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione os temperos e mexa por mais 3 minutos. Tempere com um pouquinho de sal, pimenta do reino e o meu segredo e salpique com a cebolinha picada. Desligue o fogo e reserve.
Pré aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela, junte o creme de leite fresco e os ovos e misture bem com um fouet até ficar homogêneo. Tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada. Retire a fôrma com a massa da geladeira. Distribua as rodelas de alho-poró na fôrma para que todo o fundo fique coberto. Em seguida, despeje a mistura de ovos com creme de leite sobre o alho-poró.
Salpique com o queijo parmesão. Leve a fôrma ao forno pré aquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície da quiche fique dourada.
Fica divina, saborosa e macia !!!
E o melhor: depois de assada e fria, dá pra congelar, tanto a grande quanto a pequena.
É só descongelar na geladeira e depois aquecer no forno !
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Azeite temperado: Vai bem com tuuuuuudo !!!!!
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Mundo dos Confitados: Tomates Confitados...
terça-feira, 10 de julho de 2012
Festival do Japão em São Paulo !
Nos dias 13, 14 e 15 de julho vai acontecer no Centro de Exposições Imigrantes o "Festival do Japão 2012".
Lá você poderá conhecer um pouco mais da cultura, dos costumes e da típica culinária japonesa, com uma variedade enorme de shows, performances e exposições.
E já que tem culinária, está aqui no Food & Tips !!!
01 - OKAYAMA - matsuri sushi (prato típico da província), kibi dango (arroz típico da província), makizushi (enrolado com folha de alga), inarizushi (sushi com ague – tofu frito) e shimejiyaki (cogumelo refogado)
02 - CHIBA - yakisoba, gyoza, sushi, sashimi, hot roll (sushi frito), temaki, harumaki (rolinho primavera) e robata yaki (espetinho)
03 - FUKUSHIMA – Kitakata lamen, churrasquinho, oniguiri (bolinho de arroz) e tempurá de sorvete
04 – NAGANO - nozawana zuke (conserva), harumaki (rolinho primavera), pastel, hanaume (conserva), natto (soja fermentada), miso (pasta de soja), kurodaizu (conserva)
05 - KAGOSHIMA – Karukan Manju (doce especial típico da província), satsuma age (massa de peixe prensada e frita), churrasco, onigiri (bolinho de arroz)
06 - GIFU - shimeji com bacon, espetinho de lula, ayu shioyaki (peixe ayu grelhado), mitarashi dango ( espetinho de massa de arroz, típico da província), kakiage udon (macarrão com caldo quente), oshiruko (caldo doce de feijão)
07 - NARA – cogumelo shimeji com bacon, Yaki onigiri (bolinho de arroz grelhado), kaki no ha zushi (prato típico da província), yakisoba, oshiruko (caldo doce de feijão), churrasquinho
08 – HOKKAIDO – Yaki nishin (arenque grelhado), yaki ika (lula grelhada), Hokaido tirashi sushi, morango com chocolate e fondue de frutas
09 - FUKUOKA-yaki sanma (peixe sanma grelhado), chidori manju (doce com feijão-doce típico da província), temaki
10 - IKOI NO SONO – Teishoku de sanma (peixe grelhado), yakizakana (anchova grelhada), tonkatsu (milanesa), kushiyaki (espetinho), kakigoori (raspadinha), ichigo daifuku (bolinho de araruta com recheio de morango e feijão), batata louca
11 - SHIZUOKA – unagi kabayaki (enguia grelhada), yuzu miso (pasta de soja com yuzu), wasabizuke (conserva com raiz forte), oshiruko (caldo doce de feijão) e shiokara (pasta salgada de peixe)
12 - YASSURAGI HOME – tempurá, gyoza, cocada e shimeji itame (cogumelo refogado)
13 - CARMO SAKURA - Yakisoba, sakura mochi (doce de feijão com folhas de sakura), batata frita
14 - ENKYO PIPA – yakitori (espetinho de frango), oniguiri (bolinho de arroz), karê raisu (arroz com curry), koroke (croquete) e doces
15 – KIBO-NO-IÊ – sonho
16 - KODOMO NO SONO - yakisoba, tempurá, tempurá especial
17 – HIROSHIMA – Hiroshimafu Okonomiyaki (panqueca japonesa)
18 - YAMAGUCHI- ichigo daifuku (massa de araruta com recheio de morango e feijão doce), bari bari soba (yakisoba crocante), Choshu tempurá, Choshu buta manju (bolinho recheado com carne de porco)
19 - ISHIKAWA - hijiki okowa (arroz temperado com alga hijiki), sakura mochi (doce de feijão com folhas de sakura), anmitsu (frutas com gelatina kanten), sanshoku ohagi (doce com feijão)
20 – SANTO AMARO – temaki, yakisoba, takoyaki (bolinho com polvo), tempurá e suco
21 - IBARAKI – kuri okowa (arroz com castanha), anko jiru (sopa especial), kuri shibukawani (doce de castanha) e hijiki gohan (arroz com alga hijiki)
22 - YAMAGATA – shiso maki (sushi com folhas de shiso), pastéis, tempurá, gyoza e tsukemono (conserva)
23 – NAGASAKI – Nagasaki udon (macarrão com caldo quente), tempura
24 - SHIMANE – Inari zushi (sushi com ague – tofu frito), makizushi (enrolado com folha de alga), tsukemono (conserva) e shiitake gohan (arroz com cogumelo)
25 - FUKUI – Etizen Oroshi Soba (macarrão típico de trigo sarraceno), teppan (grelhado), yakisoba, tempurá
26 - KUMAMOTO - karashi renkon (flor de lótus temperada com mostarda), kimpira renkon (flor de lótus temperada), bento (refeição) e botamochi (bolinho de arroz envolto por pasta doce de feijão)
27 - AOMORI - maçã, ringo juice (suco de maçã), produtos de maçã, nori futomaki (sushi) e inarizushi (sushi com ague - queijo de soja frito)
28 - SAGA - tempurá de sorvete e harumaki (rolinho primavera)
29 - MIYAGUI – gyutan (língua de boi assada), Kaisen sossu yakisoba (macarrão com molho inglês), gyoza, harakomeshi (arroz temperado) e Don don yaki
30 - OKINAWA- Hijá jiru (sopa de cabrito típica da província), soba de okinawa (macarrão com caldo quente), sata andagui (bolinho de chuva típico da província) e pastel
31 - IWATE – Sanriku wakame udon (macarrão com caldo quente), gyoza, koroke (croquete) Teishoku
32 - KYOTO - Mitarashi Dango (espetinho de bolinho de arroz - típico da província)
33 - KOCHI – Tai no mushi (peixe cozido no vapor), Sugata zushi (peixe cru com arroz de sushi), katsuo tataki (sashimi levemente grelhado), yakisoba, tempurá, Motiiri udon (macarrão com caldo quente) e sakura mochi (moti com folha de cerejeira)
34 - MIYAZAKI – gyudon (arroz com carne temperada), amazake (bebida doce à base de sakê) e café
35 - SAITAMA - oshiruko (caldo doce de feijão), karê raisu (arroz com curry), caipirinha de sake e karê udon (macarrão com caldo quente e curry)
36 - AKITA – kiritanpo (bolinho de arroz com caldo e verduras, típico da província), tori kushikatsu (espetinho de frango com tempero de missô), sakê, amazakê (bebida doce) e caipirinha de sakê
37 – MIE - Ichigo Daifuku (massa de araruta recheada com morango e feijão doce), merengue, onigiri (bolinho de arroz), karague (frango frito) e yakisoba
38 - YAMANASHI – Houtou (sopa dos samurais), karê rice (curry e arroz), temaki, nikuman (pão chinês)
39 - TOCHIGUI - yakisoba, gyoza, makizushi (sushi), amazake (bebida doce à base de sakê)
40 – KANAGAWA – Chuka Mandju (doce típico)
41 – SHIGA - Niku udon (macarrão com carne e caldo quente), gyoza, Tokusen karê especial (arroz com curry)
42 - GUNMA – kaki age tempura
43 – TOKYO – Kaminari yakisoba, gyudon (arroz com carne), aneis de cebola, ebi kushikashi (camarão)
44 - TOTTORI – Daisen okowa (arroz temperado - prato típico da província), tempurá, gyudon (arroz com carne temperada) e hamburguer de wagyu (carne nobre)
45 - TOKUSHIMA – Takoyaki (bolinho de polvo), onigiri (bolinho de arroz), temaki, chocolate com morango e frutas com morango
46 - WAKAYAMA – Kansaifu Okonomiyaki (panqueca japonesa)
47 - HYOGO – takoyaki (bolinho com polvo), Kansaifu yaki udon (macarrão frito), sake e shochu (bebida destilada)
48 - NIIGATA – shiro moti (bolinho de arroz), anmoti (bolinho com recheio doce de feijão), sasadango (bolinho típico da província), yakisoba
49 - AICHI – Tem musu, onigiri (bolinho de arroz), tempurá de camarão, anmitsu (frutas com gelatina kanten)
50 - KAGAWA - Sanuki Udon (comida típica da província)
51 – TOYAMA – tendon (tempura com arroz), yakiniku teishoku (carne), koroke teishoku (croquete) e doces
52 - OSAKA – Kansai fu yakisoba, Naniwa udon (macarrão com caldo quente), sushi, bento (refeição completa)
53 - OITA - dango jiru (caldo especial), tori meshi (risoto de frango), toriten, gyuu tataki (carne levemente grelhada), habucha (chá)
Hummmmmmmmmmm !
INGRESSOS
Já estão à venda os ingressos antecipados do 15º Festival do Japão, que custam R$ 8,00 (antecipado) e R$ 10 (no dia). A entrada é gratuita para crianças até 8 anos e idosos acima de 65 anos.
Veja no link onde você pode adquirir seu ingresso: http://www.festivaldojapao.com/81-noticias/2012/119-confira-os-pontos-de-vendas-de-ingressos-antecipados-do-15-festival-do-japao
Mais informações no site do festival: www.festivaldojapao.com
Sayonara !
quarta-feira, 9 de maio de 2012
"Sbrisolona" - Uma torta gostosinha pra acompanhar o café !
Essa torta é na verdade um grande biscoito de amêndoas para ser partido com as mãos e comido aos pedaços.
É um doce tradicional do norte da Itália, originário de Mantova.
Seu nome, Sbrisolona, significa "esmigalhona ou esmigalhada", por causa da sua deliciosa textura.
Torta Sbrisolona
Ingredientes:
· 200g farinha de trigo
· 110g açúcar
· pitada de sal
· 125g de amêndoas sem pele, finamente trituradas
· 25g de amêndoas inteiras
· 100g manteiga sem sal, temperatura ambiente, cortada em pedacinhos
· 1 gema
· 1 colher de chá de essência de amêndoas ou licor de amêndoas
Preaqueça o forno a 200°. Unte com manteiga uma forma de torta de fundo removível, de 20cm.
Numa vasilha grande, misture a farinha, o açúcar, o sal e as amêndoas trituradas. Junte a manteiga e a gema e misture com as pontas dos dedos, sem amassar, até toda a farinha ficar úmida e ficar com aparência de uma farofa grossa.
Distribua essa farofa na forma untada, sem apertar. Coloque as amêndoas inteiras sobre a massa.
Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos, até dourar ligeiramente as bordas. Reduza a temperatura para 170° e deixe assar até ficar bem dourado e seco.
Espere esfriar e desenforme.
A minha ficou assim:
Adorei !!!!
Chef Rita Lobo na TV: Cozinha Prática !

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de leite
Para a piadina integral:
Ingredientes:
Use 1½ xícara (chá) de farinha branca e 1½ xícara (chá) de farinha integral
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 ¼ xícara (chá) de leite
Modo de preparo:
Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por 3 minutos, no máximo. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Se não quiser fazer todos os pedaços, congele a massa restante, antes de abrir, já em porções embrulhadas em filme. Cubra a massa que será usada com um pano de prato úmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado.
Confira cinco opções de salada caprese
Coloque uma frigideira antiaderente, ou chapa grande de ferro, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão ou com uma garrafa de vinho, até ficar com cerca de 20cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, após cerca de 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos, furando com o garfo. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.
azeite aromatizado com alho
Ingredientes:
250ml de azeite
2 dentes de alho
Modo de preparo:
Coloque uma panela pequena para aquecer em fogo alto e, em seguida, despeje o azeite. Deixe esquentar até começar a ferver, quando aparecem algumas bolinhas no fundo da panela. Descasque os dentes de alho. Desligue o fogo e adicione os dentes de alho. Espere esfriar. Transfira para a garrafa de vidro. Depois de uma semana, está pronto para servir.
salada caprese com rúcula para rechear a piadina
Ingredientes:
3 mussarelas de búfala grandes
12 folhas de manjericão
3 tomates maduros
1 maço pequeno de rúcula
1 colher (sopa) de vinagre
Azeite de oliva (a gosto)
sal (a gosto)
Modo de preparo:
Lave as folhas de rúcula e de manjericão sob água corrente e deixe de molho numa tigela com água e vinagre por uns 10 minutos. Em seguida, nada de ir logo escorrendo a água. Retire as folhas da tigela – as "sujeirinhas" ficam no fundo. Seque as folhas, se puder, na centrífuga. Lave e seque os tomates. Em uma tábua, corte a mussarela em fatias de 0,5cm. Corte também os tomates em fatias de 0,5cm. Transfira para uma travessa, formando uma escama, alterando as rodelas de tomate com as de muçarela. Salpique com as folhas de manjericão e sirva com as folhas de rúcula.