quinta-feira, 11 de junho de 2015

Olha a Bruschetta !!!!!

Bruschetta é uma coisa fácil de fazer e bem gostosinha que vc pode variar as coberturas e ter sempre uma receitinha nova !

Pequei uma receitinha no extínto blog Rainhas do Lar que tinha dicas e receitas maravilhozérrimas ! E desta maneira, ficou mais facil ainda de fazer e servir como entradinha num jantar com amigos...

Bruschetta

Ingredientes

Pão ciabatta

Dentes de alho

Pepininho / picles

Azeite

Manjericão

Sal e pimenta

Ervinhas para o pesto

Modo de preparo

Pra começar: o pão.

Esqueça o pão italiano e opte pela Ciabatta. É levinha e de massa mais esponjosa, recebe bem a cobertura e não fica seco. E pra quem usa aparelho, mais facil de morder, já qie a casquinha dela é mais fina que do pão italiano... rsrsrs

Corte em fatias transversais, elas ficarão maiores, mais compridinhas e perfeitas para receber a cobertura que você escolher.

Vc pode fazer a bruschetta no forno ou numa frigideira, que fica até mais rapidinho.

Em uma frigideira, esquente o azeite e uns dentes de alho inteiros, levemente amassados - o alho serve para aromatizar o azeite e depois vai parar no pesto que virá adiante.

Disponha as fatias na frigideira, em fogo baixo, deixe que elas dourem desse lado. Doure o outro lado também, mas não tanto quanto o outro. Nesse tempo, o alho também vai fritar e dourar - basta tirá-lo e ir substituindo os dentes, até terminar de dourar o pão.

Com as fatias prontinhas, pegue os dentes de alho que já passados pelo azeite e leve para um pilão, adicione azeite extra virgem, manjericão fresco ou outra erva que eu esteja afins, um pouqinho de sal e pimenta e amasse até que o alho esteja desmanchado e o azeite incorporado com as ervinhas.

Pesto pronto, agora é distribuir pelas fatias de pão, mas cuidado: não encharque o pão hein?

Agora vamos cobrir a bruschetta com o que lhe apetecer: eu gosto muito de tomatinhos bem cortadinhos (sem pele e sem semente) com azeite e manjericão.... Só! Já fica demais de especial...

Aqui, vamos de fatias de presunto cru, folhinhas de rúcula rasgadas e uma rodelinha de pepipo em conserva.

Importante servir rapidinho, para manter o frescor da rúcula que pode murchar.

Voilá! Está pronta a sua bruschetta !


Outras variações que vc pode escolher: pêra com brie, copa com camembert e rúcula, gorgonzola com damasco... ou seja, variação é que não falta para esse petisco !

1.   ciabatta cortadinha

2.   azeite e alho na frigideira

3.   começando a dourar e já prontinho

 

1.   o pesto feito com o alho da frigideira

2.   as bruschettas recebendo a cobertura.

 

Outra forma que gosto de servir, é a Bruschetta Desconstruida... Nada mais é do que o pão separadinho da cobertura e os convidados que montam na hora... É uma boa tática pra não encharcar o pão e a bruschetta desmontar toda na hora que o convidado der aquela mordiscada ....

 

Gostou ?

Me conta tudooooooo ! rsrsr

 

*Fotos: Blog Rainhas do Lar *

*** Follow me: BLOG: www.foodandtips.blogspot.com ***

Instagram: @deabiela and Tweeter: @foodandtips

Nenhum comentário:

Postar um comentário