segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pig's meat... is good !!!

Pelo o que conheço das pessoas, existe um certo preconceito sobre a carne de porco. As pessoas acham que ela é uma carne muito gorda, ou que podem contrair doenças comendo este tipo de carne.

Eu AMO carne de porco com todas as minhas forças!
Mas confesso que já tive este preconceito também... as vezes até evitava. Demorei para me esbaldar, na primeira costelinha assada que via pela minha frente.

Sempre soube que em outros países, principalmente europeus, o consumo de carne de porco é muito maior do que aqui no Brasil. Pesquisando um pouquinho, cheguei à uma comparação interessante: Os europeus, comem, em média, 40 kilos de carne de porco anualmente, enquanto aqui no Brasil, estamos com 13 kilos anuais. Será que os europeus estão errados?

Há algumas décadas, o suíno apresentava entre 40 e 45% de carne magra, o toucinho media 6 centímetros e um animal adulto produzia até 30 kg de banha. A carne consumida atualmente apresenta 60% de porção magra, cerca de 1,5 centímetros de toucinho e, no máximo, 2,5 kg de banha.

Pra mim, ela é a carne mais saborosa de todas. E, ultimamente, tem atingido preços tão baixos quanto a carne de frango, por exemplo. Então, por que não aumentar o consumo de algo que eu gosto tanto? Todo esse papo, foi pra falar que ultimamente os pequeninos cortes suínos, vendidos nos supermercados, viraram um trucão pra mim. Sempre tenho um corte de pernil, ou uma picanha suína (como esta da foto), que já vem temperada suavemente, para quebrar um galho num dia de pressa.
E foi assim ontem a noite... Cheguei tarde, mas já havia tirado a Picanha Suína do freezer e descongelada ficou mais rápido ainda preparar este jantar !
Esta Picanha Suína eu comprei no Santa Luzia, é pequena mas dá bem pra duas pessoas. Enfeitei com rodelas de limão e servi com arroz branco e uma saladona com alface romana, endívia, tomatinho cereja e rodelas bem finas de pepino, temperada com um vinagrete de cebola e tomate cortados beeeeem miudinhos e temperado com flor de sal e azeite !

Ah... tava ótima ! Foi lindo.... rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário